Ricardo Cubas

O sonho de adquirir uma casa própria nem sempre é simples financeiramente, e muitas pessoas em Joinville acabam permanecendo no aluguel. Mas surge a dúvida: é mais vantajoso sair do aluguel e fazer um financiamento ou continuar alugando enquanto poupa para dar a entrada? Ou ainda, será que viver de aluguel a longo prazo pode ser uma solução viável? Vamos analisar essas questões com a ajuda de especialistas.

O aluguel, em Joinville, oferece flexibilidade e um compromisso financeiro de curto prazo, sem as preocupações com manutenção estrutural do imóvel. Em geral, basta pagar um depósito inicial (entre 2 a 3 meses de aluguel). No entanto, dependendo do bairro — como o América ou o Centro — o valor do aluguel pode ser comparável às parcelas de um financiamento. Além disso, os reajustes anuais podem aumentar consideravelmente o custo de vida, e o dinheiro gasto no aluguel não gera patrimônio, o que é um ponto de preocupação para quem aluga por muitos anos.

Por outro lado, ter um imóvel próprio traz estabilidade e segurança. Em Joinville, o mercado imobiliário oferece boas oportunidades de valorização, especialmente em áreas com novos empreendimentos e infraestrutura em crescimento, como a região industrial ou os arredores do distrito empresarial.

Segundo o economista Ralf Marcos Ehmke, a decisão entre alugar ou financiar um imóvel depende dos objetivos de cada pessoa. Se a prioridade é mobilidade, o aluguel pode ser uma escolha melhor. Porém, se o foco é garantir um investimento sólido a longo prazo, o financiamento de um imóvel em bairros em expansão, como Costa e Silva ou Aventureiro, pode ser mais vantajoso.

Financiar um imóvel exige planejamento. Programas como o Minha Casa, Minha Vida podem facilitar o acesso, mas a maioria dos financiamentos exige uma entrada de 20% a 30% do valor total do imóvel, além de despesas com cartório e seguros.

 

>> SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO EM JOINVILLE

 

Dicas para quem quer sair do aluguel em Joinville:

  1. Organização financeira: Avalie suas finanças para entender sua capacidade de investimento.
  2. Reserva para entrada: Foque em poupar o valor necessário para a entrada do imóvel desejado.
  3. Pesquise o mercado: Estude o mercado imobiliário local para encontrar boas oportunidades, evitando compras por impulso.
  4. Uso do FGTS: Utilize o FGTS para reduzir o valor a ser financiado e facilitar o processo de compra.

Com planejamento e paciência, realizar o sonho da casa própria em Joinville é uma meta alcançável!

 

Conte com especialistas

Se você procura comprar a sua casa própria em um local seguro, os corretores de imóveis da Torresul possuem um conhecimento profundo do mercado imobiliário e estão sempre atentos em todos os aspectos que vão proporcionar as melhores condições para você e sua família. O grupo de especialistas da Torresul estão atualizados sobre as tendências de preços, melhores bairros para investir e os tipos de propriedades mais valorizadas.

A experiência desses profissionais permite que eles ofereçam conselhos especializados e personalizados, ajudando você a realizar o sonho da casa própria. Isso é especialmente importante em mercados dinâmicos, como o de Joinville, onde a Torresul Imobiliária atua.