FGTS Futuro: Está Liberado! Caixa Lança Nova Linha de Crédito para Compra da Casa Própria

10 de abril de 2024 - Casa PrópriafinanciamentoImoveisLançamentos

Agora Você Pode! Caixa Lança Nova Linha de Crédito para Facilitar a Compra da Casa Própria

Com a contínua inovação dos serviços financeiros no Brasil, a Caixa Econômica Federal (CEF) deu um passo à frente ao introduzir o FGTS Futuro. Este novo serviço, liberado na última segunda-feira, dia 8 de abril, permite que trabalhadores com renda de até R$ 2.640 adquiram a casa própria com mais facilidade, potencializando o programa Minha Casa Minha Vida.

Como o FGTS Futuro Modifica o Acesso ao Financiamento Habitacional?

Historicamente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sempre representou uma garantia para os trabalhadores brasileiros, com as empresas depositando 8% do salário mensalmente. Com o FGTS Futuro, esses depósitos ganham um novo propósito: complementar o financiamento habitacional. Através da autorização para o caucionamento, o serviço permite a utilização futura desses valores para aumentar o montante financiável. Contudo, em caso de demissão, o saldo destinado ao financiamento não poderá ser sacado imediatamente, servindo antes para reduzir o débito com o financiamento.

Quais são os Benefícios do FGTS Futuro?

  1. Facilita a aquisição de imóvel pelo Minha Casa Minha Vida.
  2. Permite maior montante financiável através da caução do FGTS.
  3. O saldo do FGTS em caso de demissão vai diretamente para abater a dívida do financiamento, exceto a multa rescisória.

Durante o processo de contratação do crédito habitacional, a Caixa providenciará todos os detalhes sobre o impacto da utilização do FGTS Futuro na capacidade de pagamento do trabalhador, deixando a decisão final a critério dele.

Condições para Utilizar o FGTS em Financiamentos

Para ser elegível ao uso do FGTS nos financiamentos imobiliários pré-existentes, o trabalhador precisa cumprir determinadas regras, como possuir três anos de carteira assinada e não ter outro financiamento aberto no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Além disso, o imóvel a ser adquirido ou construído deve atender a critérios específicos, como não ter sido comprado com uso do FGTS nos últimos três anos.

Vantagens Exclusivas do FGTS Futuro

A grande inovação trazida pelo FGTS Futuro é a possibilidade de planejar a longo prazo o uso dos fundos do FGTS, oferecendo uma nova alternativa de financiamento que pode ser decisiva na compra da casa própria. A Caixa destaca a iniciativa como um movimento para dar mais poder de compra aos trabalhadores, ampliando a acessibilidade ao crédito imobiliário.

Esta medida representa não apenas uma evolução na forma como o FGTS pode ser utilizado, mas também uma esperança para milhares de brasileiros que sonham em adquirir sua própria residência. Com o FGTS Futuro, o caminho para esse objetivo se torna mais claro e acessível.

Entre em contato com a Torresul Imobiliária agora mesmo e saiba mais!