Ótimas Notícias para o Mercado Imobiliário em tempos de Corona Vírus

31 de março de 2020 - Mercado ImobiliárioMinha Casa Minha Vida

Ótimas notícias para Mercado Imobiliário e para quem pretende realizar o Sonho da Casa Própria através dos financiamentos do Minha Casa Minha Vida.

Em transmissão online do programa “Diálogos CBIC” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o secretário Nacional de Habitação (SNH) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo dos Santos, garantiu que o governo terá ótimas notícias para anunciar ao setor imobiliário, inclusive com novas reduções das taxas de juros.

Minha Casa Minha Vida

Sobre o Minha Casa Minha Vida garantiu que não haverá falta de recursos em 2020 e anunciou o fim do contingenciamento, como forma de enfrentar a crise gerada pela Pandemia do Corona Vírus.

Questionado sore a disponibilidade de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os subsídios, o Secretário esclareceu que há R$ 9 bilhões garantidos para este ano pelo FGTS.

Mediado pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, o debate sobre o mercado imobiliário em tempos de pandemia do Corona Vírus, contou a participação de empresários e especialistas do setor imobiliário de todas as regiões do país.

Ronaldo Cury de Capua, diretor da Cury Construtora, sugeriu uma ação específica do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica Federal para incentivar a compra de imóveis nessa época de quarentena do Covid-19.

O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Passos, comentou que a edição da Portaria 761/2020, que regulamenta os desembolsos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para o exercício de 2020, “dará um pouco mais de tranquilidade às empresas do setor até o final do ano”.

“Não faltarão recursos para o financiamento habitacional, e acredito que ficará ainda mais fácil realizar o Sonho da Casa Própria”, comentou Ricardo Cubas, especialista em mercado imobiliário e gerente de marketing da Torresul Imobiliária, de Blumenau, SC.

Para Roberto Pantoja, consultor em marketing, vendas e investimentos, vão surgir muitas oportunidades após a pandemia. “Com juros mais baixos imóveis surgem como um ótimo investimento no longo prazo”, prevê Pantoja, que é um dos mais respeitados consultores do mercado imobiliário.

Prorrogação do Pagamento dos Financiamentos

Matheus Neves Sinbaldi, diretor executivo da Caixa Econômica Federal, comentou sobre a ampliação do prazo de prorrogação das parcelas do financiamento habitacional, “é possível pausar o financiamento habitacional por até 90 dias, através do aplicativo Caixa Habitação, do 0800 ou no chat do site da Caixa”.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, já havia afirmado em entrevista junto ao Presidente Jair Bolsonaro, que a Caixa poderia postergar o prazo de pagamento do financiamento habitacional em até 6 meses se necessário para enfrentar os efeitos da Pandemia do Corona Vírus.

Novo Programa Habitacional

Por fim o Secretário Nacional da Habitação confidenciou: “Um novo programa de habitação está sendo desenhado e a previsão de anúncio é após o arrefecimento da crise da Pandemia do Corona Vírus”.

Questionado se o novo programa viria a substituir o Minha Casa Minha Mida (MCMV) ele garantiu que o governo está preocupado em ampliar o acesso da população ao financiamento habitacional, com mais recursos e taxas de juros ainda mais baixas.

Se você quer realizar o Sonho da Casa Própria Clique Aqui