CAIXA Anuncia Suspensão dos Pagamentos do Financiamento Habitacional

23 de março de 2020 - Casa PrópriaMercado Imobiliário

Caixa vai injetar dinheiro na economia.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, diz que banco vai aumentar prazo de pagamento das linhas de financiamento, inclusive dos créditos habitacionais.

“O objetivo da Caixa é ajudar o Brasil”, afirmou Pedro Guimarães, presidente da instituição, durante live da XP no último domingo, com a participação dos maiores empresários do país.

Garantiu também o anúncio de medidas de impacto para os próximos dias. “Somos o banco dos brasileiros, especialmente dos mais humildes. Nosso papel é social, vamos fazer o máximo que pudermos.”

A Caixa deve injetar dinheiro na economia de forma direta e indireta nos próximos meses, e existem recursos disponíveis para isso. “Temos a maior base de capital entre todos os bancos. Vamos garantir capital de giro para as pequenas empresas”, afirmou Guimarães.

Postergação do Pagamento dos Financiamento Habitacionais

O presidente da Caixa também anunciou a postergação das linhas de crédito, com pausa nos pagamentos do financiamento habitacional e prorrogação da validade dos laudos de engenharia e da validade das análises de crédito para os clientes pessoa física.

O impacto da crise dessa pandemia na economia vai ser gigantesco, inclusive no mercado imobiliário. Mas a Caixa está tomando medidas para que os efeitos do Corona Vírus sejam minimizados.

Para Construtoras e Incorporadoras assegurou a prorrogação de validade dos laudos de engenharia, das análises jurídicas e das análises de credito.

A Caixa já havia anunciado na semana passada a abertura de mais de R$ 78 bilhões em linhas de crédito e apoio ao mercado imobiliário.

Pedro Guimarães garantiu que as agências da Caixa trabalharão normalmente, mas com 70% dos seus funcionários em home office, “nenhuma agência ou lotérica irá fechar”.

Casa Própria

Pedro Guimarães dividiu a live com executivos e líderes do mercado financeiro e setor produtivo brasileiro, que expuseram suas preocupações com os rumos da economia durante e após a crise do coronavírus no país.

Para Rubens Menin, CEO da MRV Engenharia, o momento é de união pelo país: “os efeitos econômicos da pandemia podem ser quase tão grandes quanto o problema que ela vai causar na saúde do país”

Diversos setores do empresariado já defendem que a equipe econômica crie um “Plano Marshall” para o país, para que os efeitos da crise sejam minimizados. No setor imobiliário que movimenta 12% do PIB brasileiro não se pode deixar morrer o Sonho da Casa Própria.

O governo promete injetar muito dinheiro na economia para salvar empresas e empregos nesse momento que o Corona Vírus impacta a vida de todas as pessoas no planeta. O ministro Paulo Guedes assegurou que a taxa básica de juros (Silic) deve ser reduzida ainda mais.

O Banco central (BC) reduziu, temporariamente, a alíquota de compulsório sobre os recursos a prazo de 25% para 17%, o que injetará na economia R$ 68 bilhões.

Ainda não sabemos como sairemos dessa crise, mas sabemos que o Brasil não será mais o mesmo após a pandemia do Covid-19.

Mas não podemos parar de sonhar. E se um dos seus sonhos é a Casa Própria Clique Aqui.