Velha um dos Bairros mais Tradicionais de Blumenau

6 de agosto de 2020 - Bairros de BlumenauCasa Própria

Quer realizar o Sonho da Casa Própria e morar perto de tudo em Blumenau? Um dos bairros mais procurados para morar na cidade de Blumenau é o bairro da Velha.

Localizado próximo ao centro da cidade destaca-se por oferecer uma infraestrutura completa aos moradores desse charmoso bairro. É bom morar na Velha em Blumenau? Vamos tentar responder a essa pergunta e ajudar você a decidir se comprar o seu sobrado, casa ou apartamento nesse bairro é uma boa ideia.

Novo Lançamento no Bairro Velha Clique Aqui

 

A história do bairro Velha

A história do bairro Velha inicia junto com a de Blumenau. Foi às margens do ribeirão da Velha no ano de 1848 que Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e outros 17 colonos alemães aportaram e formaram uma colônia agrícola na região.

O bairro foi oficialmente criado através da Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, na administração Frederico Guilherme Busch Júnior.

 

Porque o Bairro é chamado de Velha?

Existem muitas versões sobre a origem do nome do bairro Velha. A mais aceita é que o nome foi uma homenagem à uma antiga moradora, de idade avançada, que vivia às margens do ribeirão. Vale observar que o ribeirão Velha já constava no mapa da Colônia do Dr. Blumenau no ano de 1864.

 

Crescimento do bairro Velha

O bairro Velha experimentou um acelerado crescimento a partir do ano de 1960, com diversas indústrias e comércios se instalando nessa região. Já na década de 70 e 80 o bairro apresentou uma grande expansão de residências e a partir do início desse século surgiram os grandes empreendimentos imobiliários na Velha.

 

Infraestrutura do bairro Velha

Quem mora no bairro tem o privilégio de estar a apenas 5 minutos do centro da cidade de Blumenau. Isso é possível porque, além da sua nobre localização, o bairro conta com excelentes vias de acesso.

Recentemente foi inaugurado o Prolongamento da Humberto de Campos, o que tornou ainda mais rápido o acesso ao Centro. O trânsito intenso em horários de pico é um dos problemas destacados pelos moradores do bairro.

O bairro da Velha é reconhecido pela infraestrutura de qualidade, próximo ao centro e com indústrias, mercados, farmácias, serviços e comércio de qualidade dos mais variados segmentos.

 

Lazer no bairro Velha

O bairro Velha é ideal para quem quer morar em um local carregado de boas energias e atividades para você e sua família. A velha é rica em opções de lazer.

Parque Vila Germânica, onde ocorrem a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja, Magia de Natal, Sommerfest e Osterdorf.

Parque Ramiro Ruediger com uma área de 40 mil m², oferece diversas opções de lazer, como lago, pista para corrida e caminhada, ciclovia, bosque, playground, lanchonete, quadra poliesportiva, vôlei de areia, quadra de tênis.

Nem precisa dizer que nos fins de semana o parque ganhe um colorido todo especial com diversas famílias aproveitando os dias de sol. O Tamandaré Food Park é endereço certo para quem quer curtir um fim  de tarde com amigos, boa comida e bebida. O bairro conta ainda com a Associação da Hering com uma grande variedade de opções de atividades esportivas.

O Shopping Neumarkt fica a apenas alguns minutos do bairro Velha assim como a FURB e o supermercado Angeloni.

 

Parque-Ramiro-Ruediger

Parque Ramiro Ruediger, foto #BlogdoJaime

 

Gastronomia no bairro Velha

Alguns dos melhores restaurantes da cidade estão no bairro. Destaque para os conhecidíssimos Restaurante Gutes Essen,  Ame Gastronomia Funcional, Figueira Restaurante, JapaHaus Sushi Bar, Alemão Batata Choperia, Macarronada Bonassoli, Imperial Padaria e Confeitaria, Confeitaria Nice, Boteco São Jorge e Choperia Bier Vila.

 

Educação no bairro Velha

O bairro Velha conta com grandes instituições de ensino que garantem uma educação de qualidade para seus filhos. Destaque para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recentemente inaugurada.

O bairro possui ainda outras 20 instituições de ensino entre creches, escolas municipais, estaduais e privadas, como: Escola Alberto Stein, Escola Infantil Carinha De Anjo, Colégio Menino Jesus, Escola Adolpho Konder, Escola Profª Helena M. N. Winckler.

 

Crescimento Imobiliário

Segundo o censo de 2012 o bairro Velha é o segundo mais populoso de Blumenau. Sua vasta área territorial favoreceu a criação de vários loteamentos residenciais.

O bairro velha é hoje destaque no mercado imobiliário de Blumenau e um dos preferidos por quem quer realizar o Sonho da Casa Própria. Estão previstos alguns grandes lançamentos imobiliários para o bairro da Velha. Sobrados e apartamentos vão estar disponíveis para venda ainda em 2020.

Além de ótima opção de moradia os imóveis no bairro são grandes oportunidades de investimento garantindo segurança e rentabilidade.

 

Porque Morar no bairro Velha em Blumenau?

A Velha é um dos bairros mais queridos de Blumenau. Com uma ótima infraestrutura o bairro assegura uma excepcional qualidade de vida para quem quer morar no Bairro Velha em Blumenau. Além disso existem ótimos Sobrados e Apartamentos para venda no bairro da Velha, financiados pela Caixa Econômica Federal.

Apartamentos pode ser financiados com parcelas a partir de 850 reais enquanto Sobrados são financiados com parcelas a partir de 995 reais.

Para saber mais sobre imóveis a venda no Bairro Velha acesse → Imóveis na Velha

 

Depoimento de quem mora no bairro Velha

Segundo Niceia Gomes o bairro é ótimo: “Gosto muito de morar aqui, pois tenho tudo a mão e perto, supermercados, farmácias, banco e lojas. Lugar super seguro e tranquilo. Meus filhos estudaram em uma escola municipal de referência muito boa, até hoje eles já são adultos e sentem saudades. Somos muito felizes aqui, com certeza fizemos a escolha certa de bairro.”

Leticia Cecílio nasceu e foi criada no bairro da Velha, “é um bairro que tem uma mega infraestrutura, supermercados, farmácias, boas escolas e principalmente ele tem acesso fácil para as principais vias da cidade”, comenta Cecílo.

Quer Realizar o Sonho da Casa Própria e Morar no Bairro Velha em Blumenau?

Cadastre-se para receber informações exclusivas sobre o próximo lançamento na Velha →  Lançamentos na Velha.