A Hora da Casa Própria

25 de fevereiro de 2020 - Casa PrópriafinanciamentoMercado Imobiliário

Juros baixos e novas linhas de financiamento animam quem pretende realizar o Sonho da Casa Própria.

O custo do financiamento habitacional no Brasil nunca esteve tão baixo. Um sonho que parecia tão distante está reacendendo na cabeça do brasileiro: a Casa Própria.

A taxa básica de juros (Selic) caiu para o patamar mais baixo na história, 4,25% ao ano. Apenas para lembrar, há 4 anos, durante o governo Dilma, a Selic estava em 14,25%.

Juros mais Baixos

O mercado imobiliário passa por um momento de crescimento, com juros baixos e retomada dos lançamentos.

“Hoje os juros do financiamento estão baixos como nunca, e a Selic em seu menor nível histórico. Esse é o momento de comprar um imóvel”, analisa Ricardo Caetano, diretor da Melchioretto Sandri Construtora.

Repensando o Aluguel

A cada redução de um ponto percentual nos juros do financiamento de um imóvel, o número de famílias que conseguem comprá-lo sobe até 20%, segundo dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

john-amanda-casa-propria

John e Amanda em seu Sobrado em Blumenau

“O valor das parcelas do financiamento com os juros e as taxas é praticamente a mesma coisa que pagávamos de aluguel”, comentam John e Amanda, que compraram um Sobrado em Blumenau, SC, com a ajuda da Torresul Imobiliária.

Novas Linhas de Financiamento

A Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito com taxas de juros fixas para o financiamento da Casa Própria, variando de 8,00% a 9,75% ao ano.

“A Caixa está inovando mais uma vez. Você vai poder contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar neste período”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

A grande vantagem com os juros fixos é que a pessoas sabe exatamente quanto vai pagar de parcela até o fim do financiamento. A desvantagem é que as taxas são mais altas das outras linhas de crédito.

“Apesar de ter as prestações mais altas, a taxa fixa terá o menor risco”, comenta Ricardo Cubas, especialista em mercado imobiliário.

A Caixa Econômica Federal havia lançado há alguns meses uma outra linha de crédito habitacional corrigida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com taxas de juros a partir de 2,95% ao ano. Nesse caso apesar de prestações menores existe um risco em virtude da indexação à inflação.

Além dessas novas linhas existe ainda a tradicional linha de financiamento SBPE com taxas juros a partir de 7,5% ao ano + TR (taxa Referencial de Juros, hoje zerada).

caixa-economica-federal

Caixa Econômica Federal

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida (MCMV) foi lançado em 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de estimular o mercado imobiliário e dar oportunidade para famílias com renda a de até 10 salários mínimo realizarem o Sonho da Casa Própria.

Agora 10 anos depois, o governo Bolsonaro estuda uma grande reformulação no programa habitacional, que vem enfrentando frequentes problemas orçamentários.

Ao assumir o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reafirmou que o Governo pretende reestruturar o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) que precisa de ajustes.

O orçamento do FGTS para habitação para 2020 é de R$ 65,5 bilhões, sendo R$ 52,5 milhões destinados ao MCMV.

 

Que Imóvel escolher

Apartamentos

Apartamentos são uma ótima opção para quem quer ter seu próprio espaço com segurança e opções de lazer disponíveis. Outras vantagens são despesas menores com manutenção e limpeza.

Além disso o financiamento é, em geral, mais acessível do que de casas e sobrados. Existem apartamento financiados pelo Minha Casa Minha Vida em Blumenau, Indaial e Gaspar com parcelas a partir de 650 reais.

Comprar seu apê é uma das maneiras mais rápidas de fugir do aluguel.

Se você quer seu Apartamento financiado Clique Aqui

 

sobrados em blumenau

Sobrado em Blumenau

Casas e Sobrados

Quem quer comprar um Sobrado está em busca de espaço e privacidade. Espaço nos fundos do terreno para uma área de festas e garagem para um ou dois carros também são diferenciais.

O financiamento pode ser feito pela Caixa Econômica Federal com parcelas a partir de 950 reais. Comprar um Sobrado em Blumenau pode ser a melhor maneira de sair da Casa da Sogra.

Se você quer o seu Sobrado Clique Aqui

 

O Primeiro Passo

Importante para quem quer ter seu imóvel próprio e vai usar o financiamento habitacional é entender a sua capacidade financeira e fazer seus sonhos se enquadrarem à ela.

O primeiro passo para quem quer realizar o Sonho da Casa própria é fazer uma simulação de financiamento, de modo que você veja qual valor de financiamento será liberado pelo Banco, qual o valor das parcelas e quanto seria a necessidade de recursos próprios para a entrada.

A maioria dos bancos permite financiamento de até 80% do valor do imóvel, com prazos de até 35 anos e parcelas que comprometam no máximo 30% da renda familiar.

Se você ainda não tiver imóvel próprio você pode usar seu FGTS como entrada e em muitos casos veículos também são aceitos na negociação.

Quer aproveitar o melhor momento e realizar o Sonho da Casa Própria em 2020? Clique Aqui